top of page
Buscar

Por que a Ilha do Francês tem esse nome?

  • Foto do escritor: Adventure in Floripa
    Adventure in Floripa
  • 13 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de nov. de 2025

A Ilha do Francês é uma pequena joia natural perto de Canasvieiras, em Florianópolis. Famosa por suas águas calmas e cristalinas e por ser um destino perfeito para quem busca um dia de paz em meio à natureza, a ilha carrega um nome que intriga: de onde veio essa homenagem francesa?

Se você já fez ou sonha em fazer a remada de caiaque ou stand up paddle (SUP) até lá, prepare-se para conhecer as lendas que tornam este passeio ainda mais especial!


Placa de aviso na Ilha do Francês, proibindo jogar lixo, destruir a vegetação e fazer fogo.
Aviso importante da Ilha do Francês: Lembre-se que o ecoturismo exige consciência. Ajude a preservar a natureza local, não deixe lixo!

O Veterano de Napoleão e a Origem Mais Aceita

Antes de se chamar Ilha do Francês, a ilhota era conhecida como Ilha de São Francisco de Paula, em homenagem ao padroeiro de Canasvieiras.

No entanto, a história popular que batizou a ilha com o nome que conhecemos hoje é bem mais intrigante: a ilha teria sido habitada por um cidadão francês. A lenda mais difundida sugere que este era um veterano de guerra que teria lutado na Grand Armée de Napoleão Bonaparte e, após a derrota na Batalha de Waterloo, buscou refúgio e paz no paraíso de Floripa. Ele se fixou na região, passando a viver como pescador.


Lendas de Piratas e Naufrágios Misteriosos

Como toda ilha mágica, a Ilha do Francês também é cercada por lendas de piratas e tesouros escondidos. Uma história alternativa conta que o nome seria uma referência a uma embarcação francesa que afundou nas proximidades.

Dizem que os tripulantes do navio foram vítimas de uma epidemia e foram sepultados ali, o que teria dado origem ao apelido "do Francês".


Mais do que Franceses: Os Donos Curiosos da Ilha

Para aumentar o mistério histórico, o francês não foi o único estrangeiro a se apaixonar por este pedacinho de terra. A Ilha do Francês já passou pelas mãos de um alemão e até mesmo de um inglês — um engenheiro que veio para Florianópolis no início do século XX para ajudar a implantar a energia elétrica.

Atualmente, a ilha é de propriedade privada e pertence aos netos de uma família argentina que era profundamente apaixonada pelo local.


Viva essa História: Sua Remada para a Ilha do Francês

A Ilha do Francês é um destino de ecoturismo que proporciona uma das melhores experiências de conexão com a natureza em Floripa. Suas águas calmas e cristalinas, típicas de praia de baía, são ideais para a prática de Stand Up Paddle (SUP) ou Caiaque.

Remar até lá é uma aventura segura e inesquecível. É um lugar de paz, sem a agitação da cidade.

Lembre-se: A Ilha do Francês integra áreas de proteção ambiental. Traga todo o seu lixo de volta para ajudar a preservar essa joia de Floripa!


Pronto para desvendar pessoalmente esses mistérios?

Reserve sua remada até a Ilha do Francês com a Adventure in Floripa e viva sua próxima experiência de aventura e conexão com a natureza!


Movimente-se. Conecte-se!

Viva Floripa com a gente.

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
  • Ícone para contato no Whatsapp.
  • Ícone para a página do Instagram.
  • Ícone para a página do Facebook.
  • Ícone para a página do TikTok.
  • Ícone para a página do Tripadvisor.

© By Adventure in Floripa. - CNPJ: 61.528.750/0001-25

Florianópolis - SC

bottom of page